Definição

O que é o Coaching?-1

Coaching é a arte de assistir as pessoas para que alcancem os seus objectivos, superando as suas limitações e potenciando as suas forças.

Durante um processo de coaching, o coach ajuda o seu coachee a identificar a sua situação actual e o lugar a que deseja chegar e juntos estabelecem objectivos e reflectem sobre o plano de acção mais adequado para o conseguir. Durante as sessões, o coach escuta e observa o seu coachee, fá-lo reflectir acerca das suas acções, pensamentos, opiniões, etc.

Dizemos que o coaching gera uma aprendizagem transformacional porque tem a capacidade de produzir mudanças profundas nas pessoas, de forma muito eficaz e de maneira relativamente sensível. O coach não ensina, dirige não aconselha, já que actua melhor como um facilitador dos processos de reflexão e tomada de decisões do seu coachee.

O Coaching ontológico trabalha sobre o tipo de observador que somos da realidade. Supõe que cada um de nós tem uma experiência do mundo que é coerente com a nossa forma de actuar. A forma como interpretamos o que nos ocorre relaciona-se directamente com o que fazemos. Neste contexto, se fazemos uma revisão do tipo de observador que estamos sendo, podemos modificar a forma de actuar.

O coaching ontológico tem como fim alcançar objectivos extraordinários, e propõe-se desenvolver as formas adequadas de os alcançar: trabalhar o ser de uma maneira determinada, para ter resultados. Suponhamos um coachee que quer como objectivo extraordinario ter éxito profissional e que com isso espera vir a ser uma pessoa capaz, segura de si mesmo, forte, reconhecida... Na realidade, se fosse uma pessoa capaz, segura, forte e reconhecida, seguramente conseguiria o seu objectivo de ter êxito profissional. A chave para o alcançar, está na forma de aprender a maneira como o alcançar.

Uma das barreiras mais frequentes para a mudança e aprendizagem, está na crença de que as pessoas não podem mudar. Se a nossa forma de ser é o resultado da interpretação que fazemos da nossa vida, então quando mudamos essa interpretação, modificamos os nossos comportamentos.