Planeamento e Gestão da Formação

Junho 2014
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Data: 18, 19 e 20 de Junho 2014
Local: Espaço Restelo, Lisboa
Duração: 21 horas

Destinatários
Responsáveis de entidades formadoras; Responsáveis de Formação; Técnicos de Formação; Directores e Técnicos de Recursos Humanos; Directores de Pessoal, Formadores e pessoas que intervêm duma forma ou de outra na gestão da formação. 

Objectivos Gerais
Dotar os participantes de métodos, técnicas e instrumentos que potenciam uma Gestão da Formação que favoreça o desenvolvimento e as competências dos colaboradores num contexto organizacional e melhore a motivação dos colaboradores.

Objectivos Específicos
No final da ação os participantes deverão ser capazes de:
Reconhecer a importância da formação e de políticas de formação alinhadas com a estratégia das organizações;
Entender a importância da coesão entre a formação e a empresa / serviço / instituição em geral.
• Identificar a função de gestor da formação;
• Conhecer os métodos e procedimentos para uma gestão da formação eficaz;
• Gerir os contratos com parceiros de formação externos;
• Gerir a formação de acordo com o ciclo de formação;

Programa

1. A formação como parte da estratégia da empresa
    a. Fundações da formação;
    b. Perspetiva política e estratégica da formação;
    c. Perspetiva social e de desenvolvimento;

2. A formação e o seu alinhamento com os Recursos Humanos
    a. Gestão de desempenho;
    b. Desenvolvimento de competências como fator crítico da formação;

3. O Gestor de formação
    a. Principais tarefas e responsabilidades;
    b. Autoformação e autodesenvolvimento;
    c. Dimensões e contextos de atuação;
    d. Fomento de responsabilidades e envolvimento;

4. Diagnóstico e Análise das Necessidades de Formação
    a. Levantamento das Necessidades de Formação;
        i. Processos e metodologias
        ii. Envolvimento e responsabilidades
        iii. Stakeholders críticos
    b. Análise e tomada de decisões;
        i. Análise das necessidades
        ii. Propostas e decisões de resposta às necessidades

5. O mercado da formação
    a. Escolha dos parceiros externos, pesquisa de mercado;
    b. Envolvimento interno;
    c. Entidades formadoras;
    d. Critérios de seleção;

6. O Plano de Formação
    a. Elaboração;
    b. Aprovação e implementação;
    c. Monitorização e controlo;
    d. Feedback e o ciclo da formação;
    e. Desdobramento das ações no tempo;
    f. Objetivos Pedagógicos a atingir
    g. Conteúdos Programáticos a ministrar
    h. Cronograma, Animadores e Métodos Pedagógicos

7. Avaliação da formação
    a. Modelos de avaliação;
        i. Modelo de Kirkpatrick
    b. Impacto da Formação no desempenho individual e organizacional;
    c. Fundamentação do Modelo a adotar
    d. Conceção da Avaliação de Impacto
    e. Objetivos específicos da Avaliação
    f. Acompanhamento dos resultados
    g. Como atualizar o processo
    h. Sistema de informação e de sigilo
    i. Tipos e Momentos de Avaliação do Impacto
    j. ROI – retorno do investimento;

8. O marketing da formação
    a. “Vender formação”;
    b. Comunicação e divulgação da formação;

9. Organização e gestão administrativa
    a. Tarefas principais;
    b. Meios essenciais;
    c. Gestão de dados;
    d. Detalhes críticos para o sucesso da formação.

Metodologias Utilizadas
Expositivas, demonstrativas, e/ou activas, privilegiando sempre que possível esta última.