Programa de Desenvolvimento Pessoal

Luanda · Setembro 2014
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ANÁLISE COGNITIVA (Diagnóstico - no início do programa)

3 módulos X 2 dias

Módulo 1
Conduta Ética

o Importância do respeito pelas regras, valores e princípios éticos da organização
o Responsabilidade social e cultura organizacional
o Gestão baseada em valores
o A relação dos comportamentos e carácter de cada um com a Ética
o Respeitar as diferenças e o bem-estar comum
Inteligência Emocional e Conduta Ética no Sucesso Organizacional
o Agir com honestidade, com uma conduta ética pautada em sólidos valores morais
o Gerir as emoções para criação de um ambiente de confiança e estruturado na verdade
Inteligência Emocional – Competências Pessoais
o Consciência de si mesmo
o Autorregulação (autoconfiança, confiabilidade, integridade, adaptabilidade, inovação)
o Referência aos valores e às regras no comportamento individual
o Motivação individual
o Inteligência Emocional – Competências Sociais
o A integração do Eu no Todo
o A empatia - habitar as emoções dos outros
o Saber ouvir e saber observar
o A confiança depende: Competência; Coerência; Verdade; Preocupação com o outro;
Inteligência Emocional nas Organizações
o O cérebro emocional e como lida com aquilo que nos rodeia;
o Uma questão de carácter - a influência da pessoa que somos e dos valores que representamos;
o A emoção e a razão ao serviço da liderança;Aplicação Prática
o Realização de pequenas atividades e dinâmicas de aplicação prática dos conceitos abordados;
o Reflexão dos participantes e feedback: Influência; Gestão da Mudança; Resolução de Conflitos;    Colaboração e Cooperação; Processos de Grupo;

Módulo 2
Noção de Conflito

o Tipos de conflito - principais sintomas e causas
o Levantamento de conflitos típicos no contexto de trabalho
o Respostas comportamentais típicas a situações Conflituais
o Consequências positivas e positivas;
Gestão de Conflitos nas Equipas
o O desafio de lidar com a diferença
o A procura de soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas
o Passos para gerir eficazmente o Conflito, Sintonia, Empatia e Preocupação com o Outro
o Posições da percepção na comunicação (percepção de si, percepção do outro)
o Treino de empatia
Estratégias de Gestão de Conflitos
o Estratégias: Competitiva; Fuga; Acomodação; Compromisso, Viável e Colaboração;
o Preenchimento de questionário autodiagnóstico
o Linguagem Assertiva
o Transformar Linguagem Negativa em Linguagem Positiva
o A importância de fazer pedidos assertivos
o Linguagem assertiva
o Formas de dizer “Não”, Pedir tempo ou Mudar de ideias
Cuidados a ter na comunicação
o Escrita (e-mail)
o Oral
o Estratégia para desenvolver a assertividade: Técnica DESC
o Casos práticos para aplicação

Módulo 3
Organização do Trabalho, Planeamento e Gestão do Tempo
o O minuto de cada um – Perceção de tempo
o O tempo é fixo, não se gere – gerimos energia, foco e empenho
Sinais e Sintomas de uma má gestão do tempo
o Identificação das tarefas realizadas no dia-a-dia
o Análise da forma como alocam recursos, despendendo diferentes níveis de esforço e energia para  cada tarefa
o “Ladrões de Tempo” - diagnóstico
Definição eficaz de objetivos e estabelecimento de prioridades
o Treino de competências de organização pessoal
o Ferramentas para hierarquização de tarefas e definição de prioridades
o Os Seis Instrumentos – chave para uma Gestão do Tempo Eficaz
Gestão do Tempo
o Organização básica  do trabalho da equipa
o A construção de um Horário
o Tipos de Tempo: Profissional + Familiar + Pessoal
o Organização da Actividade Diária
o Princípios básicos da organização pessoal
o Gerir: Telefone, E-mail, Contactos, Imprevistos, Interrupções, Urgências
Estratégias de Focalização e Planeamento
o Como manter o Focus e o planeamento rigoroso mas flexível
o Como evitar a procrastinação
o Como gerir as interrupções e distracções
Monitorização e acompanhamento de processos
o Controlo de execução
o Como monitorizar resultados
o Check-lists e listas de verificação
Caso Prático “A Agenda da Equipa”
o Definição de um conjunto de tarefas a realizar ao longo de uma semana “difícil”  (tarefas vs pressão do  tempo e objectivos)
o Preenchimento da matriz de prioridades;
o Planeamento e organização semanal de uma série de acções com diferentes prioridades (graus de importância e urgência);

TESTE DE AVALIAÇÃO – Análise Cognitiva