A liderança centrada nas pessoas

Uma liderança potente é a que se apoia nas pessoas, que coloca o foco nas necessidades que dizem respeito à organização e aos objetivos que se estabelecem.

É cada um de nós como indivíduo que é sempre o protagonista de qualquer mudança, somos atores principais que, quando potenciados e apoiados pelo líder colocam a sua energia para desenvolver as ações necessária a provocar mudança, essa pequena revolução que nos transforma e transforma o nosso desempenho.

Frequentemente parece que o foco dos gestores e responsáveis está no tempo, nos recursos materiais e noutros aspetos que impedem a descoberta que os fluxos das relações residem em cada pessoa, nas equipas, e que aqui está muito do êxito dos projetos e de alcançar os objetivos a que se propõem e nos propõem.

 

Vejamos algumas das ferramentas essenciais que um líder deve ter sempre presente:

 

  1. Escuta. Comprometer-se na escuta profunda, tendo como intenção entender o outro, não apenas no que diz, mas como sente, como necessita, com que intenção diz o que diz.

  2. Empatia. Quando desenvolvemos uma escuta profunda, aumentamos a empatia, ou seja, a capacidade de nos ligarmos aos outros, gerando aceitação e reconhecimento.

  3. Gerar consciência. Tendo consciência de si mesmo, o líder aumenta o seu conhecimento, as suas vulnerabilidades e fortalezas. Quando tal acontece, consegue ser mais compassivo e ajudar os seus e cada um individualmente, a tornar-se mais consciente de si mesmo.

  4. Transformador. Gerar consciência ajuda também a desenvolver a capacidade para gerar transformação em si mesmo e nos outros, gerir e resolver conflitos, entre pessoas e equipas.

  5. Influência. Exercício constante que qualquer líder impacta e gera, a autoridade reconhecida é a consequência deste aspeto.

  6. Visão. Saber visualizar “a melhor jogada” inventar e produzir sonhos. Ser capaz de pensar mais à frente, para além dos problemas do dia a dia e ser mobilizador, desta forma, de grandes energias.

  7. Previsão. Ter em conta as lições do passado, entender o presente e o seu contexto, antecipar consequências de amanhã, ajuda a desenvolver a capacidade de possuir um “olhar sistémico”, mais global que a simples causa-efeito.

  8. Administração. Estar ao serviço dos outros, converte um líder em depositário de confiança, nas pequenas e nas grandes coisas numa organização com as suas pessoas, dá-nos e reconhece-se num líder a responsabilidade de levar a cabo os projetos e os compromissos, de concretizar um plano de ação, de desenvolver um colaborador, etc.

  9. Compromisso no crescimento das pessoas. Acreditar que cada pessoa tem a possibilidade de melhorar, de mudar, de crescer, sabendo que como líder, conhece a sua própria capacidade de estimular a aprendizagem e a mudança,

  10. Construir comunidade. integrar as pessoas, valorizar o contributo de cada um evitar provocar invejas ou situações injustas, resolver e gerir conflitos, fazendo com que as equipas amadureçam e cada um traga o melhor de si mesmo.

 

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