Coaching & Desenvolvimento

Alargar escolhas, despertar a atitude certa e vontade de encontrar nas experiências adquiridas o caminho certo para uma aprendizagem que transforma cada ser humano num profissional sempre disposto a alcançar resultados ambiciosos e comportamentos  de excelência.

 

O nosso processo

Durante um processo de coaching, o coach ajuda o seu coachee a identificar a sua situação actual e o lugar a que deseja chegar e juntos estabelecem objectivos e reflectem sobre o plano de acção mais adequado para o conseguir.

01 — Diagnóstico

Diagnóstico da situação em que se encontra o coachee. Nesta fase começamos muitas vezes por utilizar ferramentas de avaliação que ajudam a situar o coach e o próprio coachee. São o caso de ferramentas como o Identity Compass, uma ferramenta de avaliação de preferências de pensamento que estabelece onde se está e determina o rumo, ou o 360ª quase sempre utilizado em dimensões executivas. Podemos começar aqui a identificar os assuntos em que o coachee deseja trabalhar. Nesta fase há ainda uma grande generalização, por exemplo “desejo trabalhar a minha liderança”, mas também podemos já aceder a questões mais concretas e pontuais, tais como “tenho um problema com o meu chefe”, ou “discuti com um superior”.

02 — Identificação

Identificar os objetivos que o coachee deseja alcançar, o que será para ele a situação desejável, como chegar do ponto A ao ponto B.

03 — Análise

Entender as razões pelas quais o coachee não consegue alcançar esses objetivos desejados, a situação desejada. Procuramos aqui as crenças e os automatismos que regem as ações do coachee e que atuam como obstáculos ou barreiras em consequência dos seus resultados.

04 — Definição de Plano de Acção

Definir o Plano de Ação (PA) e estabelecer compromissos, para que o coachee atue de forma diferente, experimente fazer coisas novas e se encontré com as consequências

05 — Avaliação

Verificar e controlar o cumprimento do PA e avaliar os resultados do que o coachee está a colocar em prática, como caminho para a consolidação das novas aprendizagens. Um processo de coaching, tem de trabalhar sobre as crença do coachee, como perceber as coisas que acontecem, as limitações encontradas, os impedimentos e bloqueios (os não consigo, não sei, não posso, etc.). Através das perguntas e das conversas, revemos todos os juízos e avaliamos a conveniência de os manter ou mudar, quando percebemos que atuam, impedindo de alcançar os objetivos desejados.


Benefícios do Coaching

O Coaching pode trazer benefícios consideráveis quer, aos indivíduos, quer às organizações como um todo. Os benefícios-chave do coaching incluem:

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  • Eficiência: usa o trabalho diário como veículo de aprendizagem.

  • Flexibilidade: pode ser desenhado para as necessidades individuais.

  • Produtividade: os membros das equipas podem continuar a ser produtivas enquanto aprendem e se desenvolvem.

  • Melhoria das relações: as relações construídas através do coaching ajudam no trabalho de equipa e no sentimento de valorização.

  • Criatividade e geração de ideias: o aumento da sua auto-estima, confiança e motivação, criam um ambiente onde serão mais criativos e pró-activos.

  • Optimização de recursos: managers/coaches estarão mais conscientes das pessoas, capacidades e recursos, permitindo melhor uso e alocação em linha com os planos de desenvolvimento.

Pronto para a mudança?

Nós indicamos o caminho para a superação pessoal e profissional.