Trabalho Remoto

O trabalho remoto está cada vez mais presente e tende a aumentar desde o ano passado, por causa do COVID19. A verdade é que esta situação embora já existisse, principalmente para aqueles que não tinham um local fixo antes de março de 2020, mudou, já que perdermos a liberdade e os “luxos” que tínhamos antes, pois o melhor de trabalhar remotamente foi sempre poder escolher ambientes que melhorassem a nossa produtividade. Com o confinamento perdemos a oportunidade de trabalhar em locais inspiradores, como cafeterias, bibliotecas, centros de coworking, etc. Perdemos mesmo as interações sociais espontâneas com que era possível estimular e regenerar o nosso entusiasmo pelo trabalho.

Temos cada vez mais a percepção da solidão, do esgotamento, do aumento de horas de trabalho e o que representam de riscos para a nossa saúde e o "lado negativo" do trabalho remoto.

Surge assim a questão de sem ser possível deixar de o fazer, poder combater esta situação e estruturar sistemas que ajudem na nossa sanidade e mantermo-nos resistentes no trabalho remoto.

Rebecca Seal, autora de “How To Work Alone And Not Lose Your Mind”, apontou recentemente algumas das ideias que começou a escrever 6 anos antes da pandemia.

 

1ª: TER UMA CONVERSA CONSIGO MESMO. Pense no que precisa em termos de pausas, exercícios, interações sociais e como pode aproveitar as vantagens do trabalho remoto. Podemos estar no meio de uma pandemia, mas ainda temos mais liberdade do que quando estávamos no escritório.

 

2ª: FAVOREÇA A LUZ NATURAL E SAIA DE CASA. Ficar em casa, sem receber muita luz natural, pode afetar o seu humor e alterar seu ritmo circadiano. Se puder, mude-se para perto de uma janela grande. Vai ajudar no ritmo natural do seu corpo para permanecer acordado durante o dia e dormir à noite, e também a manter a forma mental. Passear, contactar com a natureza também é fundamental para a sua saúde e tem o poder de restaurar os níveis de energia e produtividade.

 

3ª: TENTE USAR O DESIGN BIOFÍLICO. Traga a natureza para dentro de casa, rodeie-se de plantas, pedras ou qualquer outra coisa do mundo natural que possa levar a sua mente a pensar do lado de fora, e assim melhorar as suas funções cognitivas, a saúde física e o bem-estar psicológico.

 

4ª: CRIE UM ESPAÇO SÓ PARA SI. Um escritório em casa é um luxo que nem todos têm, mas que, ao que parece, todos precisam. Quer tenha uma divisão inteira onde se possa fechar ou trabalhe à mesa da sala de jantar, é essencial que tenha uma área da casa para si. Reivindicar direitos sobre um pequeno território em sua casa deve ajudar a criar limites para si e para com quem vive. È uma forma de separar a casa do "escritório" – já que assim que entrar nesse pequeno território, está a trabalhar - e quando sai, está em casa.

 

5ª: SEJA O SEU MELHOR CHEFE. está a ser o seu pior chefe ou está a tratar-se com compaixão e compreensão? Uma das coisas mais difíceis de trabalhar remotamente pode ser definir regras de trabalho para si mesmo. Fazer pausas e almoçar deve ser um requisito, não uma recompensa, embora muitos colaboradores em trabalho remoto não implementem estas políticas. Afastar-se de sua mesa para intervalos curtos e pausas mais longas aumenta a produtividade, não o contrário. Certifique-se de se tratar como esperaria que a sua empresa o tratasse.

 

6ª: ESTABELEÇA REGRAS PARA SI MESMO. As regras podem parecer enfadonhas, mas se quiser reforçar os melhores hábitos, terá que as definir por si mesmo. Qual é o seu horário de trabalho? Quando pode fazer uma pausa para o café? Tem permissão para falar sobre o trabalho fora do seu horário? Se desejar evitar o esgotamento, é necessário solucionar os problemas que podem levar a isso antes que realmente aconteça. Seja muito claro e preciso ao escrevê-los, para que não dê desculpas. O estabelecimento de regras acabará por levar a melhores hábitos.

 

7ª: COMA UM ALMOÇO SAUDÁVEL. Uma boa nutrição é uma das chaves para uma vida saudável e o seu cérebro precisa de combustível para funcionar. Pular o almoço para conseguir mais horas de trabalho pode parecer uma boa ideia, mas na verdade é contraproducente. Se o seu cérebro não estiver sendo nutrido, vai sentir-se mais lento, mal-humorado e irritado, o que inibirá a sua capacidade de concentração, levando a níveis mais baixos de produtividade. Reserve um tempo para recarregar o tanque preparando uma refeição rica em nutrientes na hora do almoço.

 

8ª: CRIE RITUAIS DE TRANSIÇÃO. Quando vivemos e trabalhamos no mesmo lugar, pode ser extremamente difícil "desligar". Configurar-se com dicas externas pode ajudar a enviar sinais ao cérebro que permitem identificar quando está no "modo de trabalho" OU quando está no "modo de casa". Ter um ritual matinal, como vestir-se ou colocar um pouco de maquilhagem, pode ajudar na transição para o "modo de trabalho", enquanto um ritual noturno como tapar com um lençol a mesa ou apagar uma vela no final do dia de trabalho pode ajudar a entrar no "modo inicial" e ficar lá. Até pode ser que não tenha de implementar novas práticas, pode apenas ter que anotar o que já faz.

 

9ª: DEFINIR O "SEU" TEMPO. Num escritório, tem que estar das 9 às 5, sem nenhum tempo intermediário para fazer coisas que lhe tragam alegria. A maior vantagem do trabalho remoto é que também pode incorporar o tempo do dia para si. Isto permite que saia para tomar um pouco de ar fresco, ir ao jardim, à varanda, ler um capítulo do seu livro ao sol, escrever no seu diário - qualquer coisa que levante seu espírito e o leve de volta a si mesmo, faça isso e depois veja a diferença.

Anterior
Anterior

A liderança, um valor

Próximo
Próximo

A Resiliência